Arduino Standalone-Tutorial

Olá galera, mais um incrível tutorial feito especialmente para vocês. Todos nós hobbistas que adoramos a placa Arduino sabemos que esse hobby não é nada barato. Uma simples placa com Atmega328, como no caso do Duemilanove e Uno, custa aqui no Brasil muito acima de R$80.00, o que pode se tornar um empecilho para alguns projetos. Muitos de nossos colegas não sabem que é possível baratear esse custo, montando nossa própria versão da placa de forma simples e fácil.

O que venho mostrar hoje é uma  versão  resumida do Arduino utilizando o Atmega328 com o mínimo de componentes necessários para seu perfeito funcionamento. Também chamado de Arduino Standalone, essa forma de montagem é muito conhecida na comunidade por aliar baixo custo ao mesmo desempenho do Arduino original.

O que vamos precisar?

* Um Atmega328 com bootloader do Arduino

* Dois capacitores cerâmicos de 22pF

* Um cristal de 16Mhz

* Um resistor de 10K

* Um push Button

* Um resistor de 320R a 1K(opcional)

* Um LED 3 mm (opcional)

Componentes

 

 

Conhecendo o CI Atmega328

A imagem abaixo foi retirada do datasheet. Nela, pode-se observar a função de cada pino presente nesse CI. Para esse tutorial realizaremos toda a montagem em uma Protoboard, mas posteriormente posso montar uma PCI com face única para facilitar essa montagem.

Atmega328 ou 168

Após todos os componentes separados e prontos para montagem, vamos dar inicio ao processo.

1º Passo:

Observe o chanfro que indica onde o pino 1 se encontra. Isso é muito importante para não errar na montagem.

O pino 1 corresponde ao pino RESET do arduino. Ele é muito importante e não deve deixar de existir em nossa montagem. Para a montagem do RESET tenha em mãos o resistor de 10k Ohms e o push button. Através do resistor devem passar corretos 5V para o pino 1. Enquanto isso, interligamos o pino 1 ao GND através do botão. Toda vez que o botão for pressionado, aterramos o pino ao GND, o que faz o microcontrolador entrar em estado de reset. Quando soltamos o botão o pino volta a ter seus 5V assegurados pelo resistor. Veja as imagens e as reproduza em sua protoboard.

Reset

Os pinos 7, 20 e 21 são ligados ao 5V, enquanto o 8 e 22, ao GND . Veja a imagem abaixo.

Positivos e Negativos

Agora, deve-se ligar o cristal e os capacitores cerâmicos. No cristal existem dois terminais, que devem ser ligados nos pinos 9 e 10 do Atmega. Esses terminais não são polarizados, então tanto faz seu posicionamento. Veja a imagem abaixo.

Ligação Cristal

Chegou a vez dos capacitores cerâmicos. Esses capacitores devem também serem ligados aos pinos 9 e 10, só que depois do cristal, e o outros dois terminais dos capacitores ligados ao GND. Veja a imagem.

Capacitores

A minha montagem ficou dessa forma:

Versão final

Acredite ou não, você acabou de montar seu primeiro Arduino totalmente funcional e pronto para ser testado. Infelizmente não posso gravar o chip direto na protoboard, pois não tenho disponível um adaptador USB FTDI. Mas, caso você tenha um, basta ligar 5V, GND, TX e RX do módulo ao chip, lembrando que o pino TX do módulo vai ao RX do Chip, e o RX do módulo vai ao TX do Chip. Com isso, sua versão do Arduino pode se comunicar com o computador como qualquer outra versão.

Como não possuo o tal do adaptador, utilizarei outro Arduino para gravar o programa, No meu caso, o UNO. Vou retirar o Chip original do meu UNO e colocar o montado na protoboard em seu lugar, podendo gravá-lo normalmente após isso. Gravação feita, agora bastar colocar o chip gravado novamente na protoboard. Para testar, gravei o exemplo blink no pino 13 digital do chip. Colocando um LED no pino 13, só preciso ligar á fonte e ver o que acontece. Caso você tenha feito tudo exatamente como fiz, acredito que sua experiência também tenha dado certo.

Veja meu arduino Standalone funcionando no vídeo abaixo.

Isso é tudo por hoje, agradeço por ler e, caso tenha alguma dúvida, deixe um comentário abaixo. Abraços!

7 respostas para Arduino Standalone-Tutorial

  1. Cezar disse:

    Parabéns pela proposta em baratear o arduino. Quero te perguntar funcionará perfeitamente com qualquer projeto do arduino. Muito obrigado

    • constantinojc disse:

      Olá amigo, muito obrigado pelo comentário. Posso te dizer que esse modelo tem exatamente as mesmas características de qualquer placa com Atmega328, pois usa o mesmo chip, então podes fazer qualquer projeto com ele =D

      Volte sempre!

  2. aa disse:

    e pra gravar o chip como vc faz ?

    • constantinojc disse:

      Olá, obrigado pelo comentário. Para gravar basta utilizar um conversor USB/TLL ou até mesmo outro arduino compatível com o chip, o conversor ele custa mais ou menos R$30,00 e podes utiliza-lo para programar qualquer Standalone! []s

  3. Daniel Fernandes disse:

    Excelente!
    Em uma PCI perfurada seria a mesma coisa?
    Obrigado

  4. jonadab disse:

    Olá amigo, obrigado pela dica, deixo aí meu email e se for possível me fale onde você comprou o CI Atmega 328. Meu email, jonadabds@gmail.com.

  5. Mariano Filho disse:

    Massa!!!! Vou tentar!!!

Deixe um comentário